terça-feira, agosto 23, 2011

Emoções que causam estresse - Hosp. São José

Palestra
"Emoções que causam estresse"
com o Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto


As emoções causam estresse? Qual é o papel das emoções positivas e negativas na etiologia do estresse crônico? Palestra organizada pelo Hospital São José em comemoração ao dia da Secretária. No ambiente hospitalar de alta complexidade os sinais do estresse são devastadores e afeta a todos sem distinção. Práticas baseadas em terapia cognitivo-comportamental, técnicas de relaxamento e de respiração, meditação e biofeedback são algumas das ferramentas úteis para a redução do estresse intenso e a promoção da qualidade de vida e do bem-estar biopsicossocial e espiritualidade.

Proposta
A palestra é uma atividade organizada pelo Hospital São José para comemorar o dia da Secretária. O Centro de Estudos e Assistência em Psicologia Hospitalar (CEAP) do Hospital São José da Beneficência Portuguesa de São Paulo apóia essa atividade.

Ministrante
Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto – Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do CHECK-UP do Hospital São José – Beneficência Portuguesa de São Paulo – CEAP. Certificação nacional e internacional em diagnóstico e gerenciamento do estresse (ABQV/ABS, ISMA-BR/Universidade do Texas e Universidade de Harvard). Website: www.armandoribeiro.com

Data: 30/09/2011
Horário: das 09 às 10h e também das 13h30 às 14h30
Local: Anfiteatro do Hospital São José
(Rua Martiniano de Carvalho, 965, Bela Vista, São Paulo - SP)
Público-alvo: Evento interno.
Apoio: Centro de Estudos e Assistência em Psicologia Hospitalar - CEAP da Beneficência Portuguesa de São Paulo (Rua Capitão Mor Roque Barreto, 47).



Fotos do Evento



Palestra do Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto no Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo, com o tema "Emoções que causam estresse".

Foram utilizados sofisticados equipamentos de biofeedback, capazes de demonstrar os efeitos psicofisiológicos do estresse no corpo e na mente dos participantes.


O Prof. Armando Ribeiro utiliza as mais recentes pesquisas do campo da psicologia e medicina do estresse, conscientizando os participantes da importância da redução do estresse no ambiente de trabalho.


Equipe de psicólogos do Centro de Estudos e Assistência em Psicologia Hospitalar (CEAP) da Beneficência Portuguesa de São Paulo.


Palestra do período da tarde para os profissionais do Hospital São Joaquim - Beneficência Portuguesa de São Paulo, sobre estresse ocupacional.


O objetivo principal da palestra é conscientizar todos os trabalhadores sobre os efeitos tóxicos do estresse negativo na saúde física e emocional, preparando o ambiente de trabalho para acolher programas de gestão do estresse, cientificamente embasados, e voltados a todos os setores e hierarquias institucionais.


O Prof. Armando Ribeiro utiliza recursos técnicos capazes de tornar as reações do estresse visiveis para os participantes, além de demonstrar técnicas de respiração simples que poderão ser utilizadas para a redução do estresse no trabalho.


Os participantes fizeram perguntas relacionadas aos sintomas típicos do estresse ocupacional, além da importância das intervenções psicológicas para a promoção da saúde e prevenção das doenças e problemas relacionados ao estresse ocupacional.


São realizadas demonstrações práticas dos efeitos fisiológicos de diferentes práticas de respiração na redução do estresse.


Sobre o Hospital São José

Equipamentos médicos de última geração foram introduzidos nesse novo hospital. O Hospital São José conta com 70 leitos para internações, 18 para recuperação e 20 UTI’s, além de sete salas de cirurgias de alta complexidade. As UTI´s são individualizadas e dispõem de amplas janelas, banheiro privativo, TV e ar condicionado. Os apartamentos têm, em média, 75 m2, sala de estar e varanda.

O São José dispõe ainda de centro de diagnóstico e exames com as mais avançadas tecnologias como o mamógrafo digital e um tomógrafo multidetector de imagem que divide virtualmente o corpo em 64 partes e faz mais de 190 imagens de alta resolução por minuto. Em equipamentos foram investidos valores que ultrapassam a casa dos R$ 15 milhões. O Hospital São José tem nove andares e quatro subsolos distribuídos em uma área de 23 mil m2.


Sobre o Hospital Beneficência Portuguesa de SP

A Beneficência Portuguesa de São Paulo nasceu em 2 de outubro de 1859. Hoje é o maior Complexo Hospitalar da América Latina, instalado em cinco edifícios e mais de 110 mil metros quadrados. São cinco mil funcionários, dos quais 1,5 mil médicos especialistas. É administrado pelo empresário Antônio Ermírio de Moraes há quase 40 anos.
Com uma equipe tão diversificada e de graduada, o incentivo a formação de profissionais qualificados é uma constante. Há mais de 30 anos mantém uma escola de auxiliares de enfermagem gratuita, onde os alunos recebem formação curricular acrescida de 1.300 horas/aula. Mais de 3 mil profissionais já foram formados pela instituição.
A Beneficência Portuguesa também oferece cursos de pós-graduação Lato Sensu em vinte especialidades como Cardiologia Clinica, Transplante de Fígado, Craniofacial, Neurocirurgia, entre outros. A residência médica realizada pela Beneficência Portuguesa de São Paulo é reconhecida pelo Mec – Ministério da Educação e Cultura. O Hospital acaba de fechar uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas para a realização do curso de MBA Executivo em Saúde para os funcionários e parceiros do complexo hospitalar.
O hospital oferece aos seus pacientes avançados equipamentos de diagnósticos e terapêutica, com os quais são realizados mais de 3 milhões de exames por ano. A moderna tecnologia e a qualificação profissional permitiu, e continua permitindo, ao hospital quebrar barreiras antes intransponíveis. Em 1985, por exemplo, a equipe do Dr. Zerbini realizou o primeiro transplante de coração da historia da Beneficência.
Em duas iniciativas de destaque, trouxe para o Brasil, em 1993, a tecnologia mais avançada de radiocirurgia existente no mundo, utilizada para tratar mais de 200 mil casos nos últimos anos. O hospital ainda oferece uma dos maiores centros de cardiologia do mundo. Em julho último, uma das cinco equipes da BP, liderada pelo cardiologista José Armando Mangione chegou a casa de 100 mil cateterismos e demais exames em cardiopatas. Ao todo o hospital atingiu pouco mais de 437 mil exames em cardiológicos.
A Beneficência Portuguesa também é considerado um centro de referência em transplantes. Entre 1973 e 2003 foram 2.490 transplantes de coração, fígado, medula, pulmão, entre outros. Um caso raro e inédito foi realizado em 93 quando um paciente passou a viver com dois corações. Cinco anos depois foi realizado o primeiro transplante bilateral de pulmão e o primeiro transplante conjunto de coração e pulmão com êxito no Brasil.
Hoje o hospital trabalha com 60% de atendimentos feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS). São mais de 1900 leitos, 64 salas cirúrgicas e taxa de ocupação superior a 75%. São realizadas em média 30 mil cirurgias por ano e mais de 3 milhões de exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário