segunda-feira, julho 11, 2011

Emoções que curam - Saúde Emocional

Prof. Armando Ribeiro, psicólogo e consultor em gestão do estresse no Programa Saúde Emocional do canal Bem Simples da FOX (NET 138 e Embratel 34).

Emoções que curam

As emoções são nossas aliadas ou inimigas? É possível que uma emoção nos faça adoecer fisicamente? Sim. Segundo o Prof. Armando Ribeiro, as emoções são capazes de afetar à nossa saúde física e psicológica. Frequentemente esquecemos que as emoções são também reações químicas complexas, que envolvem hormônios e neurotransmissores, capazes de alterar o nosso equilíbrio corporal. A psicoterapia (ex. Terapia Cognitivo-Comportamental) é uma das formas de aprendermos a identificar e equilibrar o nosso estado emocional, segundo o filósofo grego Epicteto "Não são as coisas que nos perturbam, mas a visão que temos delas". É possível ter as emoções positivas como aliadas do nosso equilíbrio e porto seguro para os tempos difíceis.

Algumas dicas do especialista:

Emoções positivas (ex. alegria, esperança, etc.) são fortemente relacionadas à saúde física e emocional e emoções negativas (ex. medo, raiva, etc) são relacionadas às doenças.

Segundo a psicóloga e pesquisadora Dra. Barbara Fredrickson da Universidade de North Carolina (EUA) as emoções negativas são tão fortes que são necessários 3 eventos qualificados como positivos para desfazer o efeito de um evento negativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário