segunda-feira, abril 18, 2011

Programa Saúde Emocional do canal FOXLIFE

Saúde Emocional
Nos canais Bem Simples e Fox Life

Todas as emoções negativas se refletem no nosso corpo. Uma equipe de médicos especialistas de diferentes áreas nos ensinam ferramentas para tirar o melhor das emoções e da influência que elas têm sobre o nosso organismo.


O programa Saúde Emocional faz parte da grade dos canais Bem Simples e Fox Life, ambos da rede FOX e vai ao ar de segunda à sexta-feira, em diferentes horários. Consulte a programação do Bem Simples e Fox Life para conhecer os horários. O programa é transmitido pela NET canal 81, GVT canal 72, Claro canal 34, Vivo canal 549 / 69, NossaTV canal 10 e CTBC canal 548. A primeira temporada do programa foi gravada nos estúdios da Fox Latin America (Fox Toma Uno / TV Utilíssima) na cidade de Buenos Aires (Argentina) no final do segundo semestre de 2010.


Equipe de especialistas do programa Saúde Emocional do canal FoxLife.

O programa SAÚDE EMOCIONAL tem como objetivo apresentar informações claras e atualizadas sobre a relação entre as emoções e a saúde. O programa é apresentado por Camila Montandon (fisioterapeuta) e  Jason Gilbert (quiropraxista), e conta com a participação de especialistas convidados, entre eles: Prof. Armando Ribeiro (psicólogo), Dr. Alex Xavier (médico homeopata), Dr. Marcelo Cantarelli (médico cardiologista), Dr. Marcelo Dratcu (médico clínico), Dr. Mara Diegoli (médica ginecologista), Dr. Ana Paula Peña Dias (médica neurologista) e Dr. Eugenio Mussak (médico e escritor).


O programa Saúde Emocional faz parte da grade de programações do canal FoxLife.




Fotos dos bastidores das gravações


Algumas fotos das apresentações do psicólogo e especialista do programa SAÚDE EMOCIONAL Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto e seus demais companheiros de gravação. 


Algumas pautas do Prof Armando Ribeiro / Saúde Emocional (FoxLife)

Exercite a sua mente


Como podemos desenvolver a nossa capacidade mental? A inteligência e outras funções cognitivas (ex. atenção, memória, flexibilidade cognitiva, entre outras) são influenciadas pela aprendizagem constante e perseverante. A neuroplasticidade cerebral pode ser estimulada por novas experiências e cuidar do nosso corpo também pode manter o cérebro e a mente jovens. Atividade física regular (ex. 30 min diários), alimentação equilibrada (ex. rica em fontes de omega 3) e atividades que desafiem a nossa mente (ex. aprender novos idiomas, etc), podem representar a combinação ideal para uma mente jovem e sadia.

Uma novidade bem legal é que o nosso cérebro também adora chocolate... É considerado um alimento precursor da serotonina e também protetor do cérebro e do coração! Só não vale abusar...

Algumas dicas:
...

1. O cérebro é como um músculo, realmente melhora se for exercitado.
2. Desafie o novo.
3. Aprenda novas habilidades.
4. Faça palavras cruzadas, jogue xadrez e leia muito.


Quem ri mais vive melhor?

O psicólogo e especialista do programa SAÚDE EMOCIONAL Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto discorre sobre a função protetora à saúde do riso e do bem-estar vital. Pessoas bem humoradas e otimistas costumam viver mais e com mais saúde. Aprender a se divertir, achar um sentido na vida, sentir a alegria e a felicidade de viver são apontadas como formas atuais para a autocura emocional, além do riso também estar associado ao fortalecimento do sistema imunológico.


O equilíbrio e bem-estar psicológico afetam a saúde e determinam o quanto viveremos?

O psicólogo e especialista do programa SAÚDE EMOCIONAL Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto afirma que cuidar da mente e ter uma atitude positiva diante da vida é o primeiro passo rumo à longevidade saudável. O otimismo, bom humor e o controle do estresse são muito importantes para a longevidade. Pesquisas científicas apontam que: a raiva, o isolamento / solidão e a mentira aumentam os riscos de adoecer. Identificar tais fatores e tratá-los pode ser uma forma importante de autocuidado e promoção da saúde. A harmonia familiar e social também são importantes para o equilíbrio emocional.




Que influência tem a mente sobre o corpo?

O psicólogo e especialista do programa SAÚDE EMOCIONAL Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto defende que é impossível demonstrar um pensamento ou uma emoção sem uma alteração fisiológica que poderá ser mensurável ou palpável. Equipamentos de “biofeedback” utilizados nos consultórios comprovam que apenas um pensamento (real ou imaginário) é capaz de ativar os mecanismos de sobrevivência do ser humano. A ciência vem descobrindo que buscar um sentido para a espiritualidade, independente de qual for a religião, pode promover à cura emocional e também física, trazendo alento para os momentos adversos da vida. Cultivar a espiritualidade pode ser o passo mais importante para a integração corpo, mente e emoções.

Transtornos alimentares
Quando a obsessão estética se transforma em um problema para a saúde?
O psicólogo e especialista do programa SAÚDE EMOCIONAL Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto explica de forma simples, as principais características de alguns transtornos alimentares comuns. A anorexia é um transtorno alimentar que é caracterizado por uma perda deliberada do peso e principalmente por um pavor enorme de engordar mesmo estando abaixo do peso normal, quem sofre deste distúrbio tem uma imagem distorcida do próprio corpo. A bulimia ao contrario da anorexia, caracteriza-se pela ingestão compulsiva de grandes quantidades de alimentos, seguida de métodos compensatórios, como vômitos induzidos, uso de laxantes e diuréticos e prática de exercícios acentuados como forma de evitar o ganho de peso pelo medo de engordar, diferente da anorexia, na bulimia não há perda de peso, o que dificulta a detecção da doença. A vigorexia se caracteriza pelo excesso de preocupação em ter um corpo forte. Os portadores desse transtorno. Passam horas exercitando-se e constantemente medindo sua musculatura para verificar se já obtiveram resultados.


Claustrofobia e outras fobias

A claustrofobia é um medo agudo e irracional aos espaços fechados. O medo não é o principal terror, mas sim as possíveis consequências: asfixia, imobilidade, ficar preso... O corpo responde com um quadro de ansiedade intensa acompanhado de suor, palpitações, tonturas e falta de ar. Na maioria das vezes a pessoa sabe que não tem porque ter medo, mas a angústia é mais forte. Com o tempo a pessoa passa a evitar este tipo de situações, razão pela qual sua vida e seu entorno são afetados. Entre as crises procure praticar meditação, massagem e técnicas de respiração. Durante a crise, se concentre na respiração diafragmática. É importante que a pessoa busque ajuda psicológica para superar as crises.

Episódios do programa Saúde Emocional
(1º Temporada/ 2011)

Assista no link:
(obs. os links podem ser modificados, sem prévio aviso, pela programação da FoxLife)


Episódio 1
Episódio 2
Episódio 3
Episódio 4
Episódio 5
Episódio 6
Episódio 7
Episódio 8
Episódio 9

PROGRAMAÇÃO
Mais informações sobre a programação no site:


Bastidores das gravações do programa Saúde Emocional do canal Bem Simples da rede norte-americana FOX. As gravações foram realizadas nos estúdios da FOX TomaUno, em Buenos Aires - Argentina, responsável pela produção de programas  da FOX para a América Latina.

Você gostou da 1a. temporada? Escreva para a FOXLIFE Brasil e peça novos episódios... Nós queremos levar mais SAÚDE EMOCIONAL para a sua casa!!!


Facebook: FoxLife BR
Twitter: @Foxlife_Br