sexta-feira, abril 08, 2011

Práticas meditativas e biofeedback no VIII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas


VII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas
da psicopatologia à saúde mental positiva

Florianópolis - SC, de 6 a 09/04/2011

Organizado por:
Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC)
Associação de Terapias Cognitivas de Santa Catarina (ATC-SC)

Apoio:
Associação Catarinense de Psiquiatria
Associação de Psicologia Positiva da América Latina
Conselho Federal de Psicologia
Prefeitura de Florianópolis

Resumos e fotos das palestras apresentadas no VIII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (publicados nos ANAIS do Congresso, versão eletrônica) e desenvolvidos pelo psicólogo e consultor em gerenciamento do estresse Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto.

Mesa-redonda sobre NOVAS ABORDAGENS EM TCC: Práticas meditativas (mindfulness) em Terapia Cognitivo-Comportamental - Armando Ribeiro das Neves Neto (SP)

Surpreendente o número de participantes nesta mesa-redonda que visava discutir sobre as novas abordagens em TCC, incluindo a utilização das práticas meditativas. Não sobraram lugares, mas a platéia foi muito cooperativa e experimentaram uma breve prática de meditação de concentração.


Resumo: Estudos científicos sobre o efeito das práticas de meditação e/ou contemplativas na saúde física e emocional ganham propulsão nos anos 1960 com renomados pesquisadores (ex. Herbert Benson da Universidade de Harvard, R. Keith Wallace da Universidade da Califórnia em Los Angeles, entre outros), mas tais práticas ficam restritas aos efeitos físicos das diferentes práticas. Nos anos 1980, Jon Kabat-Zinn na Clínica de Redução do Estresse do Hospital de Massachussets, desenvolve um programa de redução do estresse baseado na prática de atenção plena (mindfulness). Um marco histórico acontece no Congresso Internacional de Terapia Cognitiva ocorrido na Suécia (2005), onde há o encontro do fundador da terapia cognitiva Aaron Beck com S.S. Dalai Lama, este encontro histórico aproxima ainda mais o interesse em se estudar as práticas de meditação (ex. mindfulness) como recursos complementares na aplicação da terapia cognitivo-comportamental.

Palestra sobre TCC e Biofeedback - Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto (SP)

Resumo: O objetivo desta palestra é descrever a utilização do biofeedback como um recurso terapêutico complementar à psicoterapia (Terapia Cognitivo-Comportamental). O biofeedback poderá oferecer aos profissionais da saúde mental uma nova ferramenta terapêutica, não-invasiva, não medicamentosa, que tem o potencial de ampliar o conhecimento sobre a interface corpo e mente, tornando a psicoterapia uma intervenção mais objetiva e ampliando o potencial humano para o controle das queixas psicossomáticas. 

É fundamental parabenizar a comissão organizadora e o presidente da FBTC Prof. Marco Callegaro pelo empenho e sucesso na realização deste importante evento para todos os profissionais que atuam com Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário