domingo, novembro 28, 2010

Psicofisiologia do Stress

Curso de Psicofisiologia do Stress
Certificação ISMA-BR e ISMA-USA


Aconteceu em São Paulo-SP, nos dias 26 e 27/11/2010, o primeiro curso de Psicofisiologia do Stress, com certificação da International Stress Management Association (ISMA)  brasileira e norte-americana. O curso foi ministrado por Paul Lehrer, PhD e Ana Maria Rossi, PhD. Na foto, estão presentes: Fernanda Pires, Armando Ribeiro, Paul Lehrer e Ana Maria Rossi.

Paul M. Lehrer, PhD (EUA)
Psicólogo clínico pela Harvard University. É professor de psiquiatria na University of Medicine and Dentistry of New Jersey e atende em sua clínica privada clientes com ansiedade, depressão e doenças relacionadas ao stress. É organizador sênior do livro Principles and Practice of Stress Management, editora Guilford Publications, 2007, atualmente na 3ª edição, e é autor de mais de cem artigos sobre psicofisiologia, biofeedback e terapia comportamental publicados em periódicos científicos. É ex-presidente da Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback e Biofeedback International Society for Advancement of Respiratory Psychophysiology. É presidente da International Stress Management Association, seção Estados Unidos (ISMA-USA).

Descrição
O curso oferecerá uma perspectiva cognitivo-comportamental propiciando conhecimento sobre a natureza do stress e sua relação com a emoção, cognição e sistemas autônomo, musculoesqueletal, inflamatório e imunitário para o gerenciamento do stress, instrumentando os participantes por meio da apresentação das mais recentes pesquisas e práticas.

Objetivos
-Estabelecer a relação entre stress, sentimento de ansiedade e reações fisiológicas, incluindo os sistemas autônomo, musculoesqueletal, inflamatório e imunitário.
-Aprender três técnicas de gerenciamento do stress, que têm diferentes objetivos, e saber quando usá-las:
-relaxamento muscular progressivo (sistemas muscular e simpático);
-respiração e biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca (sistema parassimpático);
-treinamento autógeno (pensamento e cognição).
-Capacitar-se para orientar pessoas nos seis exercícios básicos do treinamento autógeno.
-Instrumentar-se para desenvolver programas de gerenciamento do stress para si, seus clientes e sua empresa.

terça-feira, novembro 23, 2010

Stress é doença?

sexta-feira, 19 de novembro de 2010 por admin
 
Prof. Armando Ribeiro - Edição Saúde

Desde o nascimento o stress faz parte da vida do homem e comprovamos com argumentos de especialistas que ele nem sempre faz mal a saúde. O psicólogo Marco Antonio De Tommaso afirma: “Stress em dose adequada é motivador, quando otimiza o desempenho da pessoa.” Armando Ribeiro complementa: “É uma capacidade evolutiva, nos coloca frente a situações de sobrevivência.”

Adrenalina é liberada, aumenta a frequência cardíaca e a atenção. O prejudicial são as situações que saem de nosso controle ou fatores externos que em exagero causam exaustão, dores e mudanças de comportamento.

O stress em si não é uma doença, mas Segundo a Organização Mundial da Saúde, o stress é a causa de 7 das principais causas de doenças do mundo, como Infarto, alguns tipos de Câncer, doenças coronárias entre outras.

O professor Universitário Raphael Cangelli Filho ficou tetraplégico decorrente aborrecimentos excessivos e nos conta como foi:

O stress pode ser definido em 3 fases:
- Situação geradora de stress
- Perda de controle
- Esgotamento nervoso

Não importa idade, sexo ou etnia, até crianças podem sofrer de stress. O estilo de vida é determinante no controle. Assista em nossa matéria as indicações para controle das preocupações e os cuidados médicos necessários.

Assista a entrevista no site da MEGA TV - Edição Saúde:
http://www.megatv.com.br/programas/?cat=4&p=1188

terça-feira, novembro 16, 2010

Palestra sobre doenças psicossomáticas na ABPMC Comunidade (Foz do Iguaçu)

A ABPMC – Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental promove no próximo sábado (13), das 8h30 às 12h30, na sede da Uniamérica, uma palestra com profissionais da psiquiatria e psicologia de Foz do Iguaçu. Em pauta, doenças psicossomáticas. Palestra sobre o mesmo tema será realizada à tarde, das 16 às 18 horas, no Colégio Bartolomeu Mitre, na área central da cidade. O evento é aberto e gratuito a comunidade.

As palestras serão ministradas pelo psiquiatra Francisco Lotufo Neto, e pelo psicólogo, Armando Ribeiro das Neves Neto. A iniciativa quer discutir o assunto com profissionais e também com a comunidade, considerando a grande incidência das doenças psicossomática e quer orientar a todos sobre como lidar e tratar estes distúrbios.

Dentro da mesma linha, a ABPMC vem abordando assuntos de interesse da comunidade, a exemplo de depressão, transtorno obssessivo-compulsivo, etc. Estes temas já foram discutidos em palestras abertas. Cada um dos assuntos é previamente abordado com os profissionais da área da comunidade.

Os especialistas:

Prof. Dr. Francisco Lotufo Neto - psiquiatra
Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (1979) e Doutorado e Livre-Docência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP (1991e 1997). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo. Trabalha com Psiquiatria Transcultural, Transtornos Ansiosos, e Terapia Comportamental Cognitiva. Seu trabalho assistencial em psiquiatria destina-se a pessoas que não falam português, refugiados e surdos. Suas áreas de pesquisa são: Psicoterapia, Religião e "Cultura brasileira e psicopatologia".

Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto - psicólogo
Graduado em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (1998), mestrado em Ciências pelo departamento de Medicina (Gastroenterologia) da Universidade Federal de São Paulo (2001), especialização em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2003), MBA em Aspectos Psicobiológicos em Saúde do Trabalhador pela Universidade Federal de São Paulo (2009), aprimoramento em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer A.C. Camargo (2003), especialização em Acupuntura pela Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura (2005).