quarta-feira, agosto 25, 2010

TCC no 2º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas

São Paulo-SP, 17 e 18 de setembro de 2010.

O Prof. Armando Ribeiro teve o seu trabalho aprovado para ser apresentado no "2º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas" com o título: "Terapias complementares (acupuntura, biofeedback, hipnose e meditação) em psicoterapia (terapia cognitivo-comportamental): relatos de uma experiência". O trabalho pretende discutir as experiências do autor no ensino, pesquisa e prática clínica / hospitalar com a associação de Terapia Cognitivo-Comportamental e terapias complementares.
Em sua primeira edição em 2008, o Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas foi um sucesso, contando com um público de 313 inscritos, predominantemente composto por profissionais e estudantes da área da saúde, provenientes de diferentes estados do Brasil. Neste evento estiveram presentes pesquisadores de renome internacional como a Dra. Shirley Telles, uma das maiores autoridades internacionais em estudos na área do yoga e Ayurveda e o Dr. B. N. Gangadhar, chefe do depto. de Psiquiatria do National Institutes of Health da Índia. Tivemos ainda a presença do Dr. Pema Dorjee, um dos mais importantes professores da Medicina Tradicional Tibetana.

Sabe-se hoje que as Práticas Contemplativas apresentam efeitos no combate ao estresse, melhora de sintomas de ansiedade e depressão, regulação da pressão arterial e de diversos hormônios. Estas práticas contribuem para o bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Por outro lado, há evidências de que as Medicinas Tradicionais podem contribuir para prevenir e tratar diversas doenças, especialmente aquelas de natureza crônica. Estas medicinas têm sido utilizadas em muitos casos, como complemento ou de maneira integrada à Medicina Convencional do ocidente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem estimulando o uso das medicinas tradicionais/complementares/alternativas nos sistemas de saúde de forma integrada às técnicas da medicina ocidental moderna após constatação de que as terapias complementares são cada vez mais procuradas no mundo todo. Em seu documento Estratégia da OMS 2002-2005, preconiza o desenvolvimento de políticas públicas observando os requisitos de segurança, eficácia, qualidade, uso racional e acesso. Também a constituição brasileira, no inciso II do art. 198, dispõe sobre a integralidade da atenção à saúde como diretriz do Sistema Único de Saúde. Assim, em 4 de maio de 2006, foi publicada no Diário Oficial da União portaria que aprova a política nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde.

As Práticas Contemplativas utilizadas na área da saúde e as Medicinas Tradicionais apresentam um modelo de atendimento humanizado e centrado no indivíduo. Ele precisa ser ativo colaborador do processo terapêutico, que muitas vezes envolve mudanças no próprio estilo de vida. A saúde mental e física dos profissionais envolvidos é também valorizada neste modelo, pois ela se reflete diretamente na qualidade do cuidado ao paciente.

--------------------------------------------------------------------------------
Objetivo

Apresentar estudos realizados sobre as Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas e sua aplicabilidade na área da saúde.
--------------------------------------------------------------------------------
Público Alvo

Doutorandos, Mestrandos, Graduandos em geral e Profissionais da Saúde

-------------------------------------------------------------------------------
TEMAS
1) Um panorama atual da implementação das Medicinas Tradicionais.
2) Medicamentos tradicionais e fitoterápicos/ produtos para o bem-estar
3) Pesquisas em Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas.
4) Humanização: o papel das Medicinas Tradicionais e das Práticas Contemplativas

Organização
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Associação Palas Athena

Mais informações:




Nenhum comentário:

Postar um comentário